COMO FAZER? Flores de Luz

 

Todos temos na memória imagens de flores, mesmo as formas mais simples podem ter um resultado incrível quando é pintado com luz.

Pintar flores com luz é uma forma de estudo e entretenimento, que envolve a soma do estudo das formas e das cores, e com isso criamos subjetivamente a imagem de uma flor.

   

| ACESSÓRIOS |

Para que as lanternas fiquem coloridas, a dica é usar celofane, dessa forma pode-se ter uma variedade de cores para associar às formas básicas geométricas.

   

Um vaso vazio pode ser usado como referência espacial. Facilitando a localização, formato e tamanho no enquadramento da foto.

| FOTOGRAFIA |

Com a câmera estabilizada em um tripé em frente ao vaso, ajuste as seguintes configurações no modo manual da câmera.
ISO 100
Diafragma de f11 a f18
Obturador com 30 segundos (caso tenha um controle remoto, o ideal é usar o BULB)
Balanço de branco automático
Ao clicar, a câmera ficará com o obturador aberto durante 30 segundos, inicie o desenho iluminando o vaso pela frente, para que ele apareça na foto. Em seguida vá atrás do vaso e com as lanternas com celofane, crie os desenhos de flores apontando a luz para a câmera. Crie galhos com lanterna verde e flores com vermelho por exemplo.

Analisando o resultado: se considerar que a foto ficou escura, abra mais o diafragma (número menor f11 ou f8), mas caso considere que tenha ficado clara, feche o diafragma (número maior, f22).

| CENÁRIOS |

Uma forma interessante de aplicar essa dica em ambiente externo é pensar na pintura como INTERVENÇÃO ARTÍSTICA. Pois além da captura do cenário captado pela longa exposição, cria-se a possibilidade de incluir elementos na composição que conversem com o cenário.

A escolha do local implica na análise da luz ambiente e o quanto ela pode influenciar no resultado. Como postes de luz, carros passando ou até a mesmo a lua cheia, são fontes de luz que iluminam o ambiente e fazem com que ele apareça na foto, juntamente com os desenhos feitos com lanterna.

Como exemplo nas imagens abaixo, a primeira possui luz ambiente de postes, enquanto a segunda é local exteno, porém, sem incidência de luz.

Este método de estudo é uma forma efetiva de aprender sobre a luz, começando pelo escuro e adicionando luz gradativamente. Dessa forma, ver fotografia passa a ser uma ação constante do olhar, mesmo sem a câmera em mãos. Passamos a observar as nuances da luz, as cores e as variações que transformam o ambiente. A luz é a matéria prima da fotografia, então devemos compreender e sentir a luz para poder usá-la, e assim como estudamos na escola, a melhor forma de aprender é brincando.

Boa pintura!!

 

No Comments Yet.

Leave a comment