12ª ARTE

A 12ª Arte e a geometria dos sentidos. 

Na busca por um sentido racional da prática da lightpaint, fez-se necessário um estudo holístico dos elementos que permeiam a ação de pintar algo invisível e consciente.

A arte, como elemento principal desta observação, que desde os primórdios sempre foi uma forma de comunicação, expressão de sentimentos e identidade social, transmite na pintura um hábito milenar: a comunicação imagética com outras pessoas, o externo, ou consigo mesmo, o interno.

Desde que o primeiro ser vivo passou a enxergar, a luz se tornou essencial à visão, e a visão fez-se vital à sobrevivência. Porém, pintar com luz não depende da visão, e sim, da memória e do consciente visual, ou seja, o encontro entre o externo e o interno.

Pintar o que é invisível aos olhos, revela o que está vivo na mente.
E vice-versa.

 

A 12ªARTE

A princípio, lightpaint como expressão artística não pode ser classificada como apenas uma forma de arte. Mas que, no entanto, é capaz de unir diversos conceitos das onze formas de arte conhecidas – música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, animação, jogos e arte digital – em uma só ação individual ou coletiva, simultaneamente.

 

1ª Arte: A ação do desenho no espaço é rítmica e ininterrupta, como a MÚSICA.

 

 

2ª Arte: O ritmo provoca e estimula o movimento corporal no espaço, como a DANÇA.

 

 

3ª Arte: O movimento propicia a mistura de cores que resultam em imagens figurativas, abstratas ou simbólicas como a PINTURA.

 

 

4ª Arte: A luz e sombra possibilitam a transformação e a modificação de volumes estruturais, como a ESCULTURA.

 

 

5ª Arte: A composição favorece a representação imagética de movimentos históricos, literários e artísticos, através de cenários, personagens e contextos, como o TEATRO.

 

 

6ª Arte: O processo de criação se baseia em referências da LITERATURA escrita como recurso persuasivo para reprodução imagética.

 

 

7ª Arte: O tempo fomenta o estímulo da percepção da sequencialidade do movimento, estabelecendo a relação logística entre o desenvolvimento e o desfecho da ideia, em tempo real, como o CINEMA.

 

 

8ª Arte: Favorece a combinação da captura da cena com a PINTURA através de recursos luminosos e coloridos. A imagem estática é fruto da movimentação da luz no espaço, proveniente da FOTOGRAFIA.

 

 

9ª Arte: A estética persuasiva favorece a reprodução sequencial de pessoas ou objetos caracterizando a ANIMAÇÃO.

 

 

10ª Arte: Desfruta de atividades físicas e imagéticas ligadas às dinâmicas lúdicas como os JOGOS.

 

 

11ª Arte: A interação com objetos e objetivos, em tempo real, permite o desenvolvimento de atividades que estimulem a experiência de gameplay (jogando o jogo), produzindo sentimentos e sensações variadas, como os métodos empregados à ARTE DIGITAL.

 

 

12ª Arte: A expressão que usa o universo como suporte e material, que projeta da mente através da luz uma imagem conscientemente inconsciente, simbólica, única e expressiva.
A arte que desmaterializa o movimento, que capta a realidade externa baseada na percepção interna.